Cinco Maiores Erros dos Conselhos Online (E Como Evitá-los)
Se você acha que para investir “é só copiar a carteira do Barsi”, não poderia estar mais enganado. Se está buscando melhorar sua vida financeira, não pode cair em armadilhas disfarçadas de boas dicas. Revelamos os erros mais comuns ao seguir conselhos online sobre dinheiro — e o que você deve fazer para tomar decisões inteligentes e realmente transformadoras. Não é “comprando uma dica” que você vai alcançar sua liberdade financeira, sem analisar o contexto do investimento, e se ele faz ou não sentido para você. Prepare-se para mudar sua mentalidade e evitar prejuízos que podem custar caro no seu futuro!
Augusto Pastorelli
12/13/20243 min read
Você já se pegou seguindo aquele conselho incrível que viu em um vídeo ou post nas redes sociais, mas que acabou não funcionando? Isso tem um motivo: você não levou em conta o contexto do investimento. No mundo digital, somos bombardeados com dicas financeiras todos os dias, mas, na maioria das vezes, te levam a tomar decisões erradas, pois as chances de uma ação indicada a esmo se encaixar como uma luva na sua estratégia são próximas de zero.
Então, analise o contexto e reflita sobre como o conselho se aplica à sua realidade. Um ativo indicado deve ser estudado, e não adquirido de imediato, de forma inconsequente. Bons sites de finanças sempre farão esta observação sempre que falarem sobre um investimento. Cheque a fonte, avalie a credibilidade e intenção do autor, tente descobrir se não existe um interesse escuso por detrás da “dica”. Um influencer que te recomenda não comprar seu carro mas sim alugar, enquanto exibe propaganda de uma locadora de veículos, certamente tem um conflito de interesses evidente.
Para evitar cair em armadilhas, invista em conhecimento, dedique-se a entender os conceitos antes de aplicar. Comece pequeno, teste suas estratégias com quantias menores para minimizar riscos. Monitore seus resultados, acompanhe suas decisões e ajuste-as, sempre que necessário. Mais do que isso, conheça os cinco erros mais comuns que as pessoas cometem ao seguir conselhos financeiros on line:
1. Seguir dicas sem considerar o seu contexto financeiro
Uma das armadilhas mais frequentes é seguir cegamente conselhos genéricos. O que funciona para alguém com um salário alto ou uma estabilidade financeira pode ser desastroso para quem está começando a investir ou tem dívidas.
Investir em ações de alto risco sem ter uma reserva de emergência sólida pode levar a perdas irreparáveis. Segundo uma pesquisa da CVM, 42% dos investidores brasileiros não possuem uma reserva adequada (CVM, 2023). Para evitar isso, sempre adapte qualquer dica financeira à sua realidade. E se pergunte sempre se a estratégia faz sentido para sua situação atual.
2. Ignorar a credibilidade da fonte
Com o aumento do número de criadores de conteúdo financeiro, nem todos possuem formação ou experiência real. Muitas vezes, o "guru" está mais interessado em cliques do que no seu sucesso. Pesquise a formação e experiência do autor, procure se as informações são embasadas em dados ou estudos confiáveis, e, principalmente, fuja de promessas de "enriquecimento rápido". Elas são golpes. Aqui no Consciente Financeiro, priorizamos sempre trazer informações sólidas e estratégias práticas para sua vida financeira, com dados fundamentados em pesquisas, e na experiência prática no mercado.
3. Copiar estratégias de investidores famosos
Você já ouviu falar de Warren Buffett ou Ray Dalio, certo? Muitas pessoas tentam replicar as estratégias desses grandes nomes, esquecendo que o cenário e os recursos deles são completamente diferentes dos seus. Buffett começou a investir ainda jovem, em um mercado diferente do nosso e com acesso a ferramentas que a maioria de nós não tem. O mesmo se aplica ao maior investidor da Bolsa brasileira, Luiz Barsi Filho, que já tem um patrimônio mais que suficiente para investir apenas em dividendos. Inspire-se em grandes investidores, mas ajuste as estratégias para a sua realidade. Invista em conhecimento antes de tentar replicar técnicas avançadas.
4. Priorizar a "moda" financeira
Criptomoedas, NFTs, ações da "nova queridinha do mercado"… Seguir modas pode ser arriscado, especialmente se você não entende como elas funcionam. Em 2022, mais de 60% das pessoas que investiram em criptomoedas no Brasil não sabiam como a tecnologia blockchain funcionava (Valor Econômico, 2022). Então, antes de entrar em qualquer tendência, dedique tempo para estudar o mercado. Só invista naquilo que você compreende plenamente.
5. Não criar sua própria estratégia financeira
Copiar conselhos de diferentes fontes sem uma visão clara pode deixar você perdido. Chamamos isso de “comprar uma dica”, e não um investimento sólido. É essencial construir um plano personalizado e de longo prazo, por isso você precisa definir seus objetivos financeiros (curto, médio e longo prazo), organizar seu orçamento com base neles, e ajustar suas ações financeiras regularmente, buscando sempre melhorar.
Conclusão
Seguir “conselhos financeiros online” sem critério algum vai te custar muito caro. Evitar este erro é um passo essencial para construir uma mentalidade financeira mais consciente e alcançar seus objetivos. Como sempre dizemos aqui no CONSCIENTE FINANCEIRO, o conhecimento é o seu maior ativo. Defina sua estratégia, estude a fundo cada ativo que você decidiu comprar, avalie seu preço e, principalmente, analise o contexto em que ele se encaixa no seu portfólio. Dê mais um passo rumo à sua liberdade financeira!
Siga-nos nas redes sociais:
© 2024. All rights reserved.
